O Auxiliar de Desenvolvimento Infantil desempenha um papel essencial na educação e no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar, contribuindo para um ambiente educativo positivo e seguro. Suas responsabilidades incluem desde o cuidado direto com as crianças até o apoio educativo e emocional, exigindo habilidades de empatia, organização e trabalho em equipe.
- Auxiliar na recepção das crianças nos horários de entrada e saída;
- Colaborar na manutenção da disciplina e participar, em conjunto com a Equipe Escolar, da implementação das normas de convívio;
- Auxiliar os professores na assistência diária aos crianças;
- Auxiliar no atendimento e organização dos crianças, nas áreas de circulação interna/externa, nos horários de entrada e saída;
- Prestar assistência às crianças nas atividades desenvolvidas em todos os ambientes da escola;
- Auxiliar no atendimento às crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
- Exercer outras atividades que lhe forem atribuídas pela Direção da escola, em sua área de atuação;
- Estar atento aos sintomas de alteração de saúde que podem ocorrer nas crianças; comunicar à direção da escola eventuais enfermidades ou acidentes ocorridos com os crianças e quando necessário;
- Prestar socorro de urgência em eventos de baixa gravidade;
- Preparar a alimentação da criança, consoante a sua idade e necessidades, acompanhando-a nas refeições e promovendo a sua autonomia;
- Cuidar da higiene da criança e facilitar a aquisição destes hábitos de saúde;
- Estabelecer rotinas de sono adequadas à idade de cada criança e a rotina escolar;
- Desenvolver atividades que promovam vivências infantis ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo e social;
- Ser modelo de bons hábitos, comportamentos e atitudes para a promoção dos mesmos, por parte das crianças;
- Reforçar a criança nas suas aprendizagens, oferecendo-lhe segurança, apoio e estímulo para que desenvolva todas as suas capacidades da melhor forma possível;
- Procurar materiais e recursos úteis ao desenvolvimento de atividades adequadas às crianças.
- Saber avaliar o desenvolvimento da criança; promover jogos, brincadeiras e atividades plásticas, literárias e musicais de interesse para as crianças conforme rege o P.P.P da unidade escolar;
- Acompanhar e avaliar o desenvolvimento da criança;
- Atender a criança em suas necessidades e hábitos de higiene, troca de fralda necessidade fisiológica, banho, escovação dos dentes, acompanhar o sono, seguir as orientações da nutricionista nas refeições e promover para a criança sua autonomia;
- Participar de forma ativa nas reuniões pedagógicas, de pais e eventos;
- Participar da construção dos projetos de recreação;
- Fazer o registro do dia e acompanhar agenda escolar