Missão do cargo:
Garantir, a partir da liderança de pessoas e de equipes, o controle das práticas de governança, otimização e segurança dos recursos e alinhamento da TI aos negócios da empresa.
Como supervisor, na função de liderança de pessoas e de equipes, deverá analisar a capacidade dos ambientes de tecnologia da informação, identificar, planejar e implementar mudanças nos recursos e mapear processos, procedimentos e instruções de trabalho.
Responsabilidades:
- Atendimento ao cliente interno e externo;
- Análise da capacidade dos ambientes de tecnologia da informação;
- Utilização de boas práticas de mercado para a adaptação de procedimentos de Tecnologia da Informação que permitam:
- Definir e manter um framework de Governança;
- Entregar benefícios em alinhamento com a estratégia da empresa;
- Identificação e mitigação de riscos de tecnologia;
- Otimização do uso de recursos tecnológicos;
- Praticar e disseminar a cultura de Governança de TI por meio de treinamentos;
- Engajamento das partes interessadas com os processos de tecnologia.
Atividades: - Fazer a liderança das pessoas e equipes da área de Governança de TI;
- Fazer a gestão dos recursos humanos envolvidos na provisão dos serviços de Governança de TI;
- Capacitar, treinar e avaliar contínua e ciclicamente a performance e o desempenho da equipe e de seus membros;
- Construir parcerias sólidas e relacionamento com as demais áreas da empresa e zelar por esse relacionamento de forma contínua;
- Avaliar o uso atual e futuro da Tecnologia de Informação dentro da empresa;
- Supervisionar a execução de mudanças no orçamento e nos recursos da área de tecnologia;
- Supervisionar o planejamento e a criação de políticas e regras que auxiliem a empresa a alcançar os objetivos de negócio por meio da TI;
- Supervisionar a monitoração e execução do plano e o cumprimento das regras de TI por parte dos colaboradores;
- Prever e analisar riscos para criar cenários hipotéticos;
- Supervisionar a consolidação de métricas e resultados de desempenho (KPIs) de serviços tecnológicos de modo a permitir uma análise crítica por parte da coordenação e gerência de tecnologia e propor melhorias e soluções embasada em práticas de mercado;
- Liderar a identificação e acompanhar a implantação de melhorias para os controles de Governança de TI atuais através da condução de assessment ou auditorias internas e externas;
- Assegurar que os controles de Governança de TI existentes sejam executados satisfatoriamente pelos seus responsáveis e estes entreguem valor para o negócio e demais partes interessadas;
- Assegurar que diretrizes internas da empresa e requisitos externos sejam cumpridas através de controles de Governança de TI;
- Supervisionar a criação e padronização de processos, procedimentos e instruções de trabalho que sejam adequados às políticas definidas;
- Supervisionar e monitorar controles relacionados com Segurança da Informação e Privacidade (LGPD) tal como testes de invasão em ambientes tecnológicos e controle de acessos em dispositivos de tecnologia;
- Supervisionar e monitorar controles relacionados com Plano de Recuperação à Desastres (DRP) e o PCN (Plano de Continuidade de Negócios);
- Acompanhar e monitorar controles relacionados com Projetos de TI;
- Supervisionar e monitorar controles relacionados com processos ITSM de Operações de TI, incluindo, mas não se limitando a: Ger. Incidentes, Ger. Requisições, Ger. Problemas e Ger. Mudanças.
Requisitos da vaga: - Ensino superior completo ou cursando em tecnologia da informação, Ciências da Computação, análise de sistemas ou áreas afins;
- Experiência: 2 anos de vivência em ambiente TI, service desk ou suporte;
- Conhecimentos/certificações: COBIT e ITIL; metodologias ágeis (Scrum, Devops); LGPD; plano de continuidade de negócios;
- Pacote Office Avançado (foco WORD, EXCEL e PPT);
- Idiomas: língua inglesa – Básico.
Competências requeridas: - Cursos profissionalizantes, PECs ou pós-graduações na área de Governança de TI;
- Ótima capacidade de trabalhar em equipe;
- Inteligência emocional para lidar com as situações rotineiras; Proatividade, dinamismo e agilidade;
- Capacidade de pensar em inovação para trazer novas ideias;
- Ótima comunicação oral e escrita.